Se você é investidor na Bolsa de Valores, com certeza já ouviu falar no Sicalcweb. Ouso dizer que até já sonhou com ele: dinheiro entrando na conta e o troféu do investidor emitido e pago através dessa página na internet.
Se você nunca ouviu falar nesse negócio com nome esquisito, é através dele que você emite seu troféu de Bolsa. Sim investidor, a DARF é o seu troféu! Afinal, só paga Imposto de Renda quem está lucrando na Bolsa. E o Sicalcweb vai ser o seu parceiro na hora de alcançar esse prêmio.
O que é o Sicalcweb?
Sicalcweb – ou Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal – é uma ferramenta criada pela Receita Federal, para facilitar o pagamento dos tributos feitos pelos contribuintes.
Apesar de ser um programa (Programa para Impressão e Cálculo de DARF Online), não existe a opção de “sicalcweb download”. Você pode encontrar a ferramenta criada pelo leão nesse site online.
Além de emitir o boleto para o pagamento de DARF, o site também calcula o valor devido dos juros e multa, no caso de atraso da emissão e contribuição.
Resumidamente o Sicalcweb tem três funções:
- Cálculo do valor dos juros e multa em caso de atraso;
- Emissão de DARF em dia;
- Emissão de DARF em atraso.
Esperamos que esse último não seja o seu caso, hein! Se você entrou na Bolsa, é para prosperar, então não faz sentido torrar dinheiro com juros e multa, certo?
Como fazer emissão de DARF através do Sicalcweb?
Não tem mistério na hora de usar o Sicalcweb. É só preencher um pequeno formulário para ter o boleto de pagamento de DARF em mãos.
Para te ajudar nessa missão, montei uma listinha em 5 passos, para você emitir sua DARF sem medo de errar:
- Antes de mais nada, na página inicial do Sicalcweb, clica em “preenchimento rápido”;
- Insera seu CPF e data de nascimento;
- Informa o código da sua DARF: 6015, para movimentações na Bolsa de Valores;
- Insere as informações referentes a sua DARF;
- Para então, finalmente, fazer a emissão!
Caso a sua DARF esteja em atraso, o processo é o mesmo. A diferença é que serão calculados juros e multa sobre o valor cobrado, de acordo com a data inserida na caixinha de “Período de Apuração” do site.
Se ainda ficou alguma dúvida quanto ao preenchimento do Sicalcweb e emissão da DARF, não precisa se desesperar! Separamos um super vídeo para você ficar por dentro de tudo sobre a emissão via Sicalcweb:
Por que fazer emissão de DARF em atraso através do Sicalcweb?
Desde 2020 o Sicalcweb mudou e não é mais o mesmo: ele já não emite mais a DARF com código de barras, acredita, investidor?
Por isso alguns contribuintes têm optado por realizar o pagamento da DARF direto no Internet Banking dos seus bancos, evitando assim um trabalhinho a mais na hora de agarrar seus troféus de investidor.
Pode ficar tranquilo, não tem problema nenhum se esse for o seu caso. Porém, entretanto, todavia, se a sua DARF está em atraso – ai ai ai, investidor! – o ideal é que ela seja emitida através do Sicalcweb mesmo.
Dessa forma, você evita um desgaste desnecessário, já que o programa da Receita já calcula automaticamente os juros e a multa sobre o seu I.R. a pagar em caso de atraso. Bem melhor, né?
Mas melhor, melhor mesmo, é pagar a DARF em dia, assim você não joga dinheiro fora, nem corre o risco de cair nas garras do leão. É ou num é?
Já está sabendo tudo sobre o Sicalcweb? Boa! Agora corre e vê se paga sua DARF em dia, hein investidor! E se você quiser a DaRF pronta, emitida, mamão com açúcar, minha contabilidade pode resolver isso para você.
É um programa da Receita Federal, feito para ajudar o contribuinte na hora de emitir sua DARF e pagar seus tributos. Ou seja: lucrou? Corre para o Sicalcweb.
Você pode emitir sua DARF preenchendo suas informações no site Sicalcweb.
Você pode pagar sua DARF direto no Internet Banking do seu banco, ou emiti-la no Sicalcweb.