Hoje vamos abordar um assunto bem pessoal e particular, mas não se assuste. Hoje iremos falar dos diferentes tipos de perfil do investidor. Cada um tem o seu, que mais condiz com suas estratégias, sejam elas: agressivo, arrojado ou conservador.
É muito importante saber quem nós somos, traçar nossos objetivos e entender de onde viemos e para onde queremos chegar; e aqui eu conto um pouco da minha história, espero que sirva de inspiração para descobrir qual o seu perfil do investidor meu amigo.
Vem comigo, que aqui no blog da Contadora da Bolsa, vou explicar tim-tim por tim-tim como é cada um dos perfis de investidor, para você entender o seu lugar no mundo dos investimentos.
O que é Perfil de Investidor?
O perfil do investidor é uma análise de qual a melhor estratégia a ser adotada na hora de fazer os seus aportes. Isso serve para qualificar qual tipo de investidor você é; e essa é uma obrigação definida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável por regulamentar todo o universo de investimentos, aplicações financeiras e etc.
Do mesmo modo, isso serve para as empresas oferecerem serviços e modelos direcionados e específicos para cada um dos tipos de investidor.
Bem como por esse motivo, vários sites de instituições financeiras voltadas a esse serviço oferecem um teste rápido de perfil para definir logo de cara qual é o caminho.
Tipos de investidores
Conservador, moderado e arrojado: estes são definidos como os principais perfis de investidores, porém, isso não quer dizer que você irá permanecer com um perfil pelo resto da sua vida de investimentos.
Por exemplo, ele pode mudar dependendo da situação financeira, conhecimento e maturidade no mercado. Ou seja, você pode refazer o questionário e redefinir seu perfil a qualquer momento.
Como é a análise do perfil do investidor?
- Investidor conservador: Quem opta por ser um investidor conservador, busca uma carteira focada em renda fixa como: títulos públicos, CDBs e outros. Esse investidor busca opções a longo prazo, onde ele não corre tanto risco, e proteja seu patrimônio.
- Investidor moderado: O investidor moderado corre um risco médio em suas aplicações, disposto a assumir certos riscos para ter uma performance e rentabilidade melhor, porém não abre mão de uma certa segurança.
O investidor moderado pode investir tanto em renda fixa, quanto em outras opções, como em ações de renda variável (buy holder e day trade) e ações multimercado. - Investidor arrojado: O perfil de investidor arrojado aceita correr mais riscos em busca de uma rentabilidade acima do mercado. Ele precisa ter conhecimento amplo do mercado e ter visão estratégica para aproveitar as pequenas oscilações para realizar lucros.
Um detalhe super importante para este perfil, é que ele deve pensar de forma fria e calculista, e não se abala por eventuais perdas ‘’loss’’ que possa enfrentar.
Ele entende que com o alto risco, futuramente ele pode se recuperar do rombo em sua carteira, sem se prejudicar ainda mais. Geralmente suas aplicações estão em produtos de renda variável, ações, fundos de ações, opções, entre outros.
Então, agora é com você, aqui tenho uma publicação na qual perguntei para meus seguidores no Instagram sobre seus respectivos perfis de investidor na bolsa de valores. Corre lá, e escreva nos comentários qual é o seu, fechou?
Ou seja, independente de qual seja seu perfil do investidor, você escolheu investir na Bolsa de Valores, você é obrigado a entregar a Declaração Anual informando todas as suas movimentações. Suas obrigações como investidor de bolsa são:
- Calcular todo mês
- Em caso de lucros tributáveis, pagar seu troféu, a famosa DARF.
- Entregar a declaração anual.
Classificação dos perfis de investidor
Agora vem comigo, que vou classificar alguns perfis de investidores, e veja em quais deles você se encaixa:
- Você é a pessoa que começou a investir agora? Está entrando no mundo dos investimentos, é ”Conservador” e faz poucas movimentações na bolsa de valores, que precisa aprender sobre tributação? Aqui no blog nós conseguimos ajudar esse perfil com conteúdos gratuitos.
Além disso, temos vídeos no Youtube, no Instagram e e-books gratuitos. Pois você sozinho, consegue tirar de letra toda tributação de Bolsa e ficar em dia com a Receita Federal para investir com segurança. - Dessa forma, já no segundo perfil de investidor ”Moderado” é aquela pessoa que já tem um número mais elevado de operações na Bolsa, ele precisa ganhar agilidade até mesmo com um software que te auxilie.
Este perfil nós conseguimos também ajudar com nossos conteúdos gratuitos que já citei acima, e em breve vamos lançar uma ferramenta que vai ajudar todos os nossos seguidores, com exclusividade aqui no blog e nas redes sociais da Contadora da Bolsa.
Mas lembre-se, o software te proporciona velocidade como se fosse um carro importado, porém quem não souber pilotar essa máquina, dará de cara no muro. Para isso é muito importante devorar todos os conteúdos, pois o software não resolve tudo sozinho que a tributação de Bolsa exige. - Desse modo, o perfil de investidor ”Arrojado”, é aquele que já sabe o momento de vida em que ele está, não tem tempo a perder.
E esse é exatamente o tipo de pessoa que precisa de um especialistas para resolver todo o IR de bolsa dele.
Nesse sentido, falando em especialista, na Contadora da Bolsa Contabilidade estamos à disposição para te ajudar na sua caminhada caso o seu perfil de investidor seja o número 3. Clique aqui para ter a ajuda do meu time e seu IR de bolsa todo resolvido.