Contadora da Bolsa
Declaração Anual

A DIRPF do investidor de Bolsa: tudo o que você precisa saber

Se você investiu na Bolsa de Valores, ainda que tenha sido apenas R$1,00, já se torna obrigado a entregar a Declaração Anual, a famosa DIRPF – caso opere através do CPF. Se não entregar, pode arrumar sérios problemas com o leão da Receita Federal. 

Por aqui vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a DIRPF, essa obrigação tão importante para os investidores da Bolsa de Valores.

O que é DIRPF? 

A DIRPF, ou Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, é uma obrigação referente ao CPF, que você, como investidor da Bolsa de Valores, deve cumprir perante a Receita Federal anualmente, para garantir que ela está ciente quanto a movimentação do seu dinheiro. 

Operou R$1,00 na Bolsa de Valores? Então seu CPF já está na boca do Leão e você vai precisar entregar a declaração anual para a Receita Federal. Não precisa nem analisar se:

Isso significa que se começou a investir na Bolsa, não tem pra onde fugir: precisa da Declaração Anual que de fato vai te proteger das garras do Leão.

Qual é o prazo para entrega da Declaração Anual?

O programa da Receita Federal, para preenchimento da declaração de IR da pessoa física, é liberado anualmente no início de março e fica disponível até o último dia de abril (em regra); pois a casos que o prazo pode ser prorrogado para que todos os brasileiros consigam fazer a declaração no tempo hábil.

Se você passar do prazo estabelecido, precisará entregar a ”declaração em atraso” e pagar multa por isso.

Para entregar a Declaração dentro do prazo determinado pelo Leão da Receita, o ideal é que os seus cálculos de Bolsa sejam feitos mês a mês; assim, no período de declarar, já está tudo pronto e você não vai precisar correr atrás de documentação. 

A Declaração Anual é sempre entregue no ano seguinte às suas movimentações. Se você movimentou em 2020, vai precisar preencher a DIRPF 2021 e assim sucessivamente. Estamos entendidos?  

O que devo informar na minha DIRPF? 

E a pergunta que não quer calar é: o que o Leão da Receita Federal quer tanto saber? O que eu preciso informar na minha Declaração pra que ele não fique mais no meu pé?

A resposta é simples: a Receita Federal quer saber o que você anda fazendo com o seu dinheiro e averiguar se tem pagado seus impostos. 

Para deixá-la bem informada, você precisa declarar, através da DIRPF, todas as suas movimentações na Bolsa de Valores, resultados mensais, títulos em carteira em 31/12 e seus proventos recebidos, ainda que tenham sido isentos de tributação. 

Além disso, informe também seus bens, gastos médicos, educacionais, odontológicos, seus dependentes e etc. 

E se eu não entregar minha DIRPF? 

Deixar de entregar sua Declaração Anual, meu caro investidor de Bolsa, é jogar seu CPF direto na boca do leão. Porque além de ter muita dor de cabeça, vai jogar dinheiro fora. E investidor que é investidor não gosta de jogar dinheiro fora, né?

Quando você deixa de declarar seus investimentos, corre sérios riscos de ter o CPF bloqueado, o que te impede de:

Chato, né? E, caso tenha o CPF bloqueado, para reverter esse problema, só informando todos os dados de bolsa na Declaração Anual mesmo, só que pior: em atraso. Ou seja, vai ter que entregar a Declaração de qualquer jeito, e ainda vai pagar multa. 

Para evitar esses e outros problemas, é só manter os cálculos em dia e preencher sua DIRPF de investidor dentro do prazo. Não sabe como preencher? Fica tranquilo, pois nossa equipe de especialistas pronta pra resolver seu I.R.!