Contadora da Bolsa
Declaração Anual

CPF pendente de regularização na Bolsa de Valores: o que é e como evitar?

Se tem uma coisa que eu não desejo para você amigo investidor, é um CPF pendente de regularização. Esse tipo de coisa a gente não deseja nem para o nosso pior inimigo! 

Mas é importante que eu te alerte: você está em constante perigo. Se investiu na Bolsa de Valores, já está correndo o risco de ter o CPF pendente de regularização. Mas calma! Siga nossos conselhos e evite este problemão.

O que é um CPF pendente de regularização? 

CPF pendente de regularização, ou CPF irregular, é a maneira que a Receita Federal encontrou para “penalizar” aqueles que não cumprem com suas obrigações fiscais.

Ele pode acontecer por vários motivos, mas no seu caso, que é um investidor de Bolsa , o motivo é um só: deixar de entregar a Declaração Anual.

É como eu sempre digo: investiu R$1,00 na Bolsa de Valores, já tem que entregar a Declaração Anual. Caso contrário, o bicho pega e o Leão morde. 

Quais são as consequências de ter o CPF pendente de regularização?

Só por ser uma “penalidade” já é chato, né? Ninguém gosta de ser chamado à atenção. Muito melhor é fazer tudo direitinho e assim evitar problemas. 

Mas se você está procurando bons motivos para proteger seu CPF, aí vão alguns deles: 

Ter o CPF bloqueado é uma encrenca, meu amigo. E não adianta: nem as suas corretoras, a Receita Federal ou o gerente do seu banco serão capazes de resolver esse problema. O b.o. é todo seu e só você será capaz de regularizar sua situação. 

Como evitar o CPF bloqueado? 

Para evitar esse problemão, você deve seguir as regras:

Como eu disse, R$1,00 na Bolsa de Valores já te torna obrigado a entregar a Declaração Anual. Ou seja, investiu? Já se prepara para declarar, investidor! Porque é a sua Declaração que vai te deixar de boa com o Leão. 

Preparamos uma lista para você saber como evitar o CPF pendente de regularização e se manter protegido do leão: 

Meu CPF foi bloqueado! Como regularizar o CPF? 

Primeiramente, não se desespere! Não é o fim do mundo, investidor; ter o CPF pendente de regularização é ruim, mas a situação é reversível. 

Mas atenção: eu o aconselho a correr atrás do prejuízo o mais rápido possível, para não ter maiores complicações. Agora, se você quer saber como regularizar o CPF, vem comigo!

Para regularizar o CPF você deve deixar suas obrigações fiscais em dia. Ou seja, faça seus cálculos em atraso, pague suas DARFs e multas e preencha a Declaração Anual em atraso.

Depois que você deixar seu IRPF e pendências em dia, a Receita terá até cinco dias úteis para desbloquear o CPF. Mole, né? 

É como eu sempre digo, investidor: a tributação de Bolsa não é difícil, só é detalhada. E para cada passo dado, eu estou aqui para te ajudar. 

Agora que você já sabe tudo sobre o CPF pendente de regularização, é só manter suas obrigações fiscais em dia e virar amigo do leão. Ah, e se você quiser que uma equipe especializada em tributação de Bolsa resolva tudo para você, eu posso te ajudar