Declaração Anual

Como declarar Swing Trade: você sabe informar suas movimentações de Bolsa?

Alice Porto 07.10.2021 4 minutos de leitura
Como declarar Swing Trade: você sabe informar suas movimentações de Bolsa?

Se você é trader, já deve estar familiarizado com o termo “Swing Trade”. Mas, mais do que saber fazer boas movimentações, um investidor precisa saber como declarar Swing Trade para, enfim, trilhar o caminho da prosperidade na Bolsa de Valores. 

É, investidor. Não basta estudar as estratégias de compra e venda no mercado. Para ficar em dia com o Leão da Receita Federal, precisa saber de cor e salteado como declarar Swing Trade. Afinal, se investir R$ 1,00, precisa entregar a Declaração Anual.

Mas calma. Não se desespera. Leia esse artigo até o final, porque aqui você vai aprender tudo o que é necessário para declarar suas compras e vendas, e melhor: vai ganhar um presente gratuito, separado especialmente por mim. Bora?

O que é Swing Trade?

O swing trade, ao contrário do Day Trade e Buy and Hold, é uma modalidade de operação na Bolsa de Valores que dura de médio a longo prazo. 


Ou seja, comprou um ativo e só vendeu dias, semanas ou meses depois? Então você é um Swing Trader! Mas nada impede um buy and holder ou day trader de fazer swing trade. Isso vai da estratégia de investimento de cada um.

Como calcular IR no Swing Trade?

Antes de qualquer coisa, para começar a fazer seus cálculos, você precisa ter em mãos toda a sua documentação referente às movimentações de Bolsa. Estando com notas de corretagem e extrato a sua disposição, é hora de colocar a mão na massa e ficar em dia com seu IR no swing trade!

  1. Em primeiro lugar, comprou? Soma todas as taxas descontadas na nota de corretagem ao valor pago pelo ativo, para chegar no custo de aquisição;
  2. Depois, comprou de novo? É a mesma ação? Então faz o custo de aquisição pela média ponderada. Se tiver mais de um título na mesma nota, é só ratear as taxas proporcionalmente;
  3. Vendeu? Então chegou a hora de abater as taxas descontadas na sua nota de corretagem no valor da venda bruta, para chegarmos no valor da venda líquida;
  4. Com o custo de aquisição e a venda líquida em mãos, basta subtrair o primeiro do segundo (venda líquida – custo de aquisição). Tudo certo? Então chegou a hora de analisar o resultado:

Resultados

  1. Tendo o resultado do mês calculado, basta analisar:

    (Ficou no prejuízo? Então anota para compensar em lucros tributáveis futuros);

    (Teve lucro isento? Ou seja, seu total de vendas de ações no mês, no Swing Trade, na ordem comprou/vendeu, foi inferior a 20k? Então aproveita seu lucro a vontade e sem IR para pagar);

    (Ficou com lucro acumulado? Ou seja, abateu todos os prejuízos dos meses anteriores e ficou com o resultado positivo? Então passa para o próximo passo!).

  2. Se o seu resultado foi de lucro tributável, chegou a hora de aplicar a alíquota de 15% para Swing Trade;

  3. Tem IRRF acumulado dos meses anteriores? Então abate no seu resultado final e…

  4. Pronto! Em dia com Imposto de Renda no Swing Trade, e tudo certo para agarrar o seu troféu do investidor e pagar a bendita DARF!

Como declarar Swing Trade?

Declarar suas movimentações de Swing Trade é o passo final para ficar em dia com o leão da Receita Federal e, de quebra, se livrar do:

foto de um CPF bloqueado (trancado por um cadeado)

Para começar, tendo seus resultados e informes de rendimentos em mãos, você deve preencher o menu Bens e Direitos com o custo de aquisição daquelas ações que ficaram na sua carteira na virada do ano.

Depois, no menu “Renda Variável”, você deve informar seus resultados de lucro tributável e prejuízos das vendas dos seus ativos de Bolsa,  mês a mês e por ativo, na coluna Swing Trade. Além disso, no mesmo menu, você deve informar o seu IRRF acumulado. 

Por fim, o seu lucro isento deve ser informado no menu “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Atenção para essa parte, afinal, se você preencher seu lucro isento no menu Renda Variável, o Leão vai entender que você lucrou e te cobrar uma DARF desnecessária. 

Deu nó na cachola? Calma. Esse vídeo te ensina a declarar seus investimentos na prática:

Viu? Preencher a Declaração Anual pode até dar trabalho, mas não tem mistério. Se você quer entender tim-tim por tim-tim como realizar essa proeza sem correr o risco de errar, é só clicar aqui, para baixar um e-book completo e gratuito, escrito por mim, que te ensina a preencher toda a parte de Bolsa do seu IRPF.

Agora que você sabe como declarar Swing Trade, é só cumprir com suas obrigações fiscais e ficar em dia de uma vez com o leão. Se precisar de uma forcinha extra, basta clicar aqui para nosso time de especialistas que a Contadora da Bolsa Contabilidade resolve todo o seu IR de Bolsa para você!

Alice Porto
Alice Porto Contadora da Bolsa
Alice Porto é graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e tem 25 anos de experiência em gestão empresarial. Especializada em contabilidade para investidores da Bolsa de Valores, ela é fundadora do canal @contadoradabolsa e autora do livro "101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável".

Leia também