Declaração Anual

BDR: tudo que você investidor precisa saber

Alice Porto 14.04.2022 3 minutos de leitura
BDR: tudo que você investidor precisa saber

Me diz, o que você acha da ideia de investir em BDR? Empresas gigantes, de nome renomado e consequentemente estáveis, que te passam segurança na hora de confiar seu suado dinheiro.

Pois então, o BDR é isso! E hoje no blog da Contadora da Bolsa, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre este tema, para você ficar craque e sair investindo em ‘’big’’ empresas na gringolândia através da bolsa brasileira sem medo da tributação!

Como funciona o BDR?

O BDR conhecido também como (Brazilian Depositary Receipts), na verdade é um recibo de ações estrangeiras, que são negociados na bolsa brasileira e disponíveis para os investidores de renda variável.

Dessa forma, entendemos que esse investimento não é negociado diretamente na Bolsa de Valores brasileira. Os BDRs são recibos de papéis das companhias que possuem capital aberto em outra bolsa de valores, como a Bolsa de New York, ou a NASDAQ.

O BDR funciona como um instrumento para pessoas que desejam investir em empresas estrangeiras, adquirindo eles através do home broker de qualquer corretora brasileira. 

O investimento em BDRs possuem um tipo de instituição depositária que são responsáveis por emitir recibos no mercado para investidores brasileiros, sendo assim, se você adquirir no exterior estes ativos, o recibo será lastreado.

A empresa que adquire essas ações estrangeiras, registra o lastro para que o recibo seja gerado; em seguida, a empresa deve manter estes papéis bloqueados no exterior para que não haja confusão entre o saldo do BDR e o valor adquirido.

Como investir em BDR?

Parece difícil, não é mesmo? Porém na verdade é muito simples e prático investir no exterior. Neste modelo de mercado financeiro o investidor deve abrir uma conta em uma corretora de valores brasileira, iniciando seus trabalhos nos ativos de sua escolha.

Quais são os tipos de BDRs?

É de suma importância você conhecer e saber diferenciar cada tipo de BDR, pra sair investindo super chique na gringolândia. E saiba que existem diferentes tipos de BDR por aí, e algum deve se encaixar no seu perfil de investidor.

Isso porque esses recibos são classificados em diferentes níveis, conforme as características de divulgação de informações, distribuição, negociação, existência e etc…

Neste sentido, destaca-se que os BDRs são divididos em duas categorias: patrocinados e não patrocinados. Sendo que dentre os patrocinados, existem subdivisões de níveis, que serão observadas a seguir:

  • BDR patrocinado: é aquele que a companhia que se encontra fora do país deve solicitar a uma instituição depositária o seu desejo, a sua intenção de investir e ter seus ativos negociados no Brasil, por isso se dá o nome de ‘’BDR patrocinado’’.

    Neste caso, a instituição está responsável pelo trâmite de negociações na Bolsa brasileira.

  • BDR não patrocinado: ao contrário do exemplo anterior, o recibo é emitido por um instituição financeira de forma independente, assim não há um acordo direto com as companhias estrangeiras.

    Dessa forma, as informações são divulgadas de acordo com as regras do país de origem da instituição depositária e é ela que divulga as informações no mercado brasileiro por conta própria. A consequência disso é que o detentor do BDR deve ir atrás da informação direto com a empresa que está investindo.

Como declarar BDR no Imposto de Renda?

Antes de mais nada, é importante saber que este assunto veio se tornar necessário no ano anterior a 2020, pois antes disso apenas um grupo pequeno de investidores qualificados podiam investir em BDR. Agora nos tempos atuais, esta regra mudou. 

Qualquer um de nós pode adentrar ao mercado financeiro, e investir em uma BMW da vida, Tesla, Microsoft e etc; porém para ser esse investidor super chique, você deve passar por um processo de Declaração de Imposto de Renda, voltado ao BDR.

Então amigo investidor, conseguiu entender melhor como se dão os BDRs? 

Só mais uma coisa, não acabou por aqui, Se você quer aprender a declarar seus BDRs, clica aqui, pois nesse vídeo eu te ensino a preencher seu IRPF e ficar livre do leão. 

No próximo artigo, vamos detalhar para você como se faz a declaração de BDR, fechado? E se quiser ter o seu IR de bolsa resolvido,é só clicar aqui!

Alice Porto
Alice Porto Contadora da Bolsa
Alice Porto é graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e tem 25 anos de experiência em gestão empresarial. Especializada em contabilidade para investidores da Bolsa de Valores, ela é fundadora do canal @contadoradabolsa e autora do livro "101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável".

Leia também